O que é o Airsoft?

O que é o Airsoft?

O que é o Airsoft?

Airsoft é um jogo de simulação militar jogado com reproduções de armas reais, elétricas (AEG, AEP, LPEG, MPEG), a gás (GBB, GNB, CO2), e de ferrolho e mola. Geralmente essas armas são cópias à escala dos modelos reais utilizados no exército como M14, M4, MP7, AK-47, FAMAS…

O que é o Airsoft?

Ao contrário dos marcadores de Paintball, as armas de Airsoft disparam esferas plásticas de seis milímetros chamadas BBs (Ball Bearing) que não deixam quaisquer vestígios de tinta (não se esqueça de usar BBs biodegradáveis). Por consequência o Airsoft é baseado na honra de cada jogador (fair-play) e é mais focado na experiência de jogo do que na competição.

Réplicas de airsoft

As réplicas de airsoft normalmente disparam a uma taxa de300 a900 tiros por minuto e podem atingir alvos até aproximadamente50 a60 metros, o que permite criar situações de combate realistas. Tipos diferentes de réplicas podem ser usadas pelos jogadores: pistolas, caçadeiras, carabinas de precisão (Sniper), espingardas automáticas e semi-automáticas, lançadores de granadas e até mesmo armas anti-tanque, granadas de mão e minas terrestres para Airsoft. “Réplicas personalizadas” são réplicas que foram actualizadas, substituindo peças internas (para aumentar a força, a precisão, a cadência de disparo…) ou partes externas, como uma mira telescópica, um Red-Dot, um silenciador, uma lanterna ou um lançador de granadas, por exemplo.

Os preços para uma réplica AEG barata começam em 50-150 euros. Por esse preço não espere mais do que um brinquedo pode oferecer. Já com 300 euros você já pode ter uma réplica confiável e poderosa. Depois ela vai depender do seu orçamento: de facto, você pode encontrar réplicas muito dispendiosas (e impressionantes) por 1000 ou 2000 euros.

Os principais fabricantes são Tokyo Marui, Classic Army, King Arms, G&G, Echo 1, Mad Bull, Jing Gong, Cyma, Magpul, WE, UMAREX, Elite …

Jogos de Airsoft

Os jogos de Airsoft podem ser jogados em grandes espaços abertos (bosques, campos, áreas urbanas…), ou em campos de batalha de combate de proximidade (chamados de “CQB” ou Close Quarter Battle) onde prédios, hangares, túneis e bunkers fazem parte da área de jogo. Este tipo de jogo normalmente é realizado em localidades ou edificações fabris abandonadas, ou em locais especificamente construídos para Airsoft.

O Airsoft não é perigoso, mas um protector bocal para proteger os seus dentes e protecção ocular adequada tal como óculos de protecção balística, ou até mesmo máscaras de protecção facial completa, são artigos indispensáveis para jogar com segurança. Quaisquer equipamentos militares adicionais, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras podem ajudá-lo a evitar qualquer ferimento ao correr, agachar ou gatinhar no mato.

As pessoas frequentemente perguntam se as BBs de Airsoft magoam quando por elas atingidas. Regra geral o bom senso individual impera, mas é sempre solicitada aos participantes uma distância de segurança de aproximadamente10 metrosdentro da qual não se dispara ao opositor para evitar situações dolorosas, dando-se apenas uma simples voz de rendição. Por outro lado a força das réplicas de Airsoft (em Portugal) é por lei limitada a 374 FPS (Feets Per Second = Pés Por Segundo), ou 1,3 joules.

Regras de Airsoft

As regras e os tipos de jogos variam muito de uma equipa para outra. Alguns vão preferir pequenas escaramuças (ou skirmish) usando cenários clássicos de Airsoft como o Mata-Mata (Deathmatch), Ataque & Defesa (Attack & Defend), Captura da Bandeira (Capture the Flag), Domínio Absoluto (King of the hill), Desarmar a Bomba (Defuse the bomb), Busca & Destruição (Search & Destroy), Progressão & Escolta (Convoy & Escort), Resgate de Refém (Rescue the hostage), Caça ao Homem (Manhunt) ou Último Jogador Vivo (Last player standing).

As equipas mais focadas na simulação e experiência de jogo irão utilizar cenários com elementos de encenação (role play), classes de personagens (policias, médicos, batedores, sniper, engenheiro…), TeamKill, intrigas, traições e reviravoltas, utilizando cenários geopolíticos, guerras hipotéticas, guerras futuras (Terceira Guerra Mundial, histórias pós-apocalípticas…) ou até mesmo jogos originais baseados em filmes de zombies ou da máfia.

Em jogos de “MILSIM” (MILitary SIMulation o que em português corresponde a simulação militar) os jogadores e as equipas jogam Airsoft com um grande senso de perfeccionismo. Usam exactamente os mesmos apetrechos, equipamentos, hierarquias e tácticas tal como os soldados reais. Se as equipas MILSIM reencenam batalhas históricas como a Segunda Guerra Mundial, o Vietnam ou guerras modernas, já a nova geração de praticantes muitas vezes vem para o Airsoft influenciada por jogos de vídeo de tiro na primeira pessoa, tal como o Battlefield ou o Call of Duty.

Foto da equipa Recon Ghosts
Many thanks to Eduardo

O que é o Airsoft? by
Posted in Português Tagged with:
  • Piracetam

    O armamento utilizado no airsoft são réplicas de armas de fogo reais, com a ponta pintada de vermelho ou laranja, de acordo com a exigência feita pelo Exército Brasileiro na portaria Portaria 002 Co-Log em 2010, feitos de metal ou plástico de alto impacto. Elas podem ser acionadas a um sistema de molas (conhecidas como Springers), por gás comprimido (GGPs) ou ainda por motores elétricos que comprimem esse ar (as mais potentes AEG). Não é necessário nenhum tipo de licenciamento para a prática do esporte, você só precisa ser maior de idade.

  • Eduardo Nuno Rodrigues

    A tradução foi feita tendo em conta a legislação e a realidade Portuguesa.
    Em Portugal o praticante de Airsoft, excepto militares ou agentes de forças de segurança pública, necessita de estar inscrito numa Associação Promotora de Desporto (A.P.D.) para poder proceder à aquisição de ‘reproduções de armas de fogo reais’ (definição das réplicas de Airsoft na legislação portuguesa sobre armas), ser maior de idade, ou sendo maior de 16 anos com autorização expressa dos encarregados de educação.